“O mundo está mudando muito depressa. Agora, não são os grandes que vencem os pequenos, mas os rápidos que vencem os lentos".
Rupert Murdoch
Quem pensa que o empreendedorismo é um conceito que está apenas ligado à aquisição de um negócio está completamente enganado. Mais do que isto, empreender é inovar, se dedicar a uma ideia, conceito, produto ou serviço, é estabelecer um novo método, rotina, ação e solução para uma determinada causa, área, razão, empreendimento ou negócio.
“É pensar fora da caixa” (referência ao livro de Ricardo Neves), é buscar constantemente soluções e uma nova forma de realizar as tarefas, mesmo as mais rotineiras. Mas como aplicar este conceito dentro da empresa?
Voltado às organizações, o intrapreneuring, ou intraempreendorismo (em português), é a prática de empreender internamente, ou seja, realizar ações empreendedoras dentro da empresa. Mas do que apenas produzir, os intraempreendedores não só visualizam possibilidades de mudanças, como também procuram implantá-las.
Por cultivar uma visão sistêmica, esses profissionais enxergam além do óbvio, pois sempre estão aptos a encontrar formas de otimizar e melhorar a qualidade dos processos e serviços. Seja por apresentação de projetos, melhorias, soluções ou ideias.
Sendo mais do que um pré-requisito na maioria das organizações, a capacidade criativa relacionada com um espírito de articulação social, cooperação e mudança — o empreendedorismo tem feito com que adeptos a este novo sistema de trabalho sejam os mais cobiçados e valorizados em todas as vertentes do mundo corporativo, pois além de ajudar no desenvolvimento da empresa, eles também auxiliam no seu crescimento. Como profissionais do futuro, os intraempreendedores sempre estão dispostos a quebrar barreiras e paradigmas, tendo em mente o estabelecimento de uma nova cultura, voltada à conquista de resultados e à prática do novo.
Rodrigo Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não é permitido a postagem de comentários depreciativos e insultos.
Críticas construtivas e sugestões serão bem-vindas!