domingo, 2 de janeiro de 2011

A importância do valor na comunidade


Para a maioria das pessoas, valor tem apenas um único e exclusivo significado: “preço”. No entanto, esta simples e pequena palavra é carregada de ideologias, ideias e conotações. Da qualidade de um bem ou serviço, a uma conduta apropriada, do mérito a estimação, da importância a coragem. Enfim, valor não é algo que pode ser comprado, mas sim adquirido. Então pergunto:

- O que é valor para você? Como aplicá-lo na comunidade?

Como uma qualidade inerente, o valor deve fazer parte do dia a dia de qualquer cidadão, não adianta apenas reclamar, se deve haver um profundo conhecimento da situação, dos problemas, dificuldades, conquistas, ideias e propostas estipuladas para o bairro. A pessoa que apenas enxerga as coisas negativas, e não abre olhos para o que há de bom, não está apenas se prejudicando, mas também prejudicando todos em sua volta. Isto não quer dizer que o municípe não deve ter um espírito crítico, de luta e cobrança por seus direitos, mas que as qualidades, melhorias e ações feitas no bairro e realizadas tanto pelos moradores, poder público, e também pelo poder privado devem ser respeitadas, elogiadas e levadas em consideração. Não é a toa que o poeta Fernando Pessoa escreveu as seguintes palavras:

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”

Então, se você deseja ver sua comunidade crescer, não somente a nível estrutural, mas também no convívio interpessoal (comunicação realizada de uma pessoa para outra), aprenda a importância do valor.

Valorize a vida, as atitudes, o bairro, as posições contrárias as suas, e os indivíduos. Tome partido e defenda a comunidade. Se importe com o mundo que está em seu redor, trabalhe em equipe, tenha como exemplo os japoneses, que há muitos anos adotam uma filosofia chamada “kaizen”, onde os problemas não têm dono, mas são de todos. Não pense individualmente, não dissemine a ideia de que o valor é apenas aquilo que se pode comprar ou que tem preço, mas sim, que ele é um conjunto de fatores, pensamentos e ações que se aplicadas podem quebrar muralhas, barreiras e mudar a convivência e as atitudes da comunidade.
 
Rodrigo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido a postagem de comentários depreciativos e insultos.
Críticas construtivas e sugestões serão bem-vindas!